Friday, September 23, 2005

Certas Coisas

É preciso que saibamos certas coisas, coisas que pensamos ter certeza, das quais nunca duvidamos, coisas que a mediocridade ensina, nós ensinamos às pessoas e depois falamos a elas que foi a vida, quando na verdade aprendemos com nossos pais e com nossas incertezas e medos, que também são chamadas de tradições. Diz Nietzsche que é preciso tomar cuidado com os primeiro passos, porque eles serão quase sempre “bons”.
Por favor, pare um pouco. Façamos uma pequena experiência. Pense no que é contrário, o oposto de “Não”...Ah é óbvio, você dirá que é “Sim”. Está errado. E não é pouco, está muito errado. O contrário de não, não é outra coisa que “não” não. Chamamos o oposto de uma coisa de outra coisa, colamos um verdadeiro inegável acoplado e pronto. Uma coisa assume uma outra fantasia e parece ser uma coisa que não é, e esse sujeito fantasiado entra na festa, nós achamos uma coisa, mas é outro e isso tudo faz o maior estrago. Diz também, um sujeito argentino e muito tosco, chamado José Ingenieiros, que a honestidade não é uma virtude. De forma brilhante ele sustenta que a única coisa que o honesto faz é não roubar, e não roubar não é virtude alguma. Para “nosotros” não roubar passa a ser uma virtude, posto que o contrário de algo ruim é algo bom. Santa mediocridade. Não bater em uma criança não faz de mim um bom rapaz.
Quem não rouba não é ladrão, e não ser ladrão não é nenhuma virtude. E assim a relatividade das coisas faz ver no não canalha um homem bom. Na mulher que não é bonita uma mulher feia. No homem que não chora um sujeito feliz. A vida é mais difícil que isso, sinto muito. Há uma positividade no vício assim como na virtude, assim como num semivicio, ou num hábito estranho. Bondade não é ausência de maldade. Ausência de maldade é ausência de maldade. Atribuir 1 pra sim e 0 pra não, é o que faz o computador e deveríamos fazer um pouco mais que isso. Ou não.

2 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Prós said...

Bem filosófico esse post, gostei. Apesar disso, algumas vezes o contrário de uma coisa não é apenas o contrário desta coisa e é também uma outra coisa. De forma que as vezes, não "não" é o mesmo sim. Mas nem sempre. Não discordo nem concordo, antes duvido.