Tuesday, March 13, 2007

Memórias de Minhas Putas Tristes

“Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era prêmio merecidos de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para oculta a desordem da minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligencia; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cólera reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado de alma e sim um signo do zodíaco. (...) O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança.” P. 74-79

3 comments:

Kiki said...

esse livro todo foi muito importante para mim. mas examente esse trecho eu li em pé na avenida pedro segundo, enquanto esperava uma aula de dança, samba para ser específico. Ele foi responsável pelo começo de um reconhecimento de mim mesma. Foi a partir desse dia, desse trecho, que eu parei de fugir e minha guerra com minha realidade começou.

Rafa Pros said...

olha... informações novas...
essa passagem é muito forte. Muito psicanalista. Que bom saber que a gente se une e se descobre até nesses versos tão precisos e angustiantes!

Anonymous said...

Gabriel Garcia Marquez conseguiu desvelar meus demônios! Tamanha sensibilidade ultrapassa sobremaneira quaisquer terapias e psicologias.