Wednesday, April 09, 2008

O fascismo nosso... - De madrugada

Cena: Viagem de ônibus, madrugada. O diálogo ocorre ainda na rodoviária..

-Mas, rapaiz, veja bem o estado dessa rodoviária...é um absurdo. Isso aqui é a porta do país entende? O que os turistas vão pensar quando passam nessa rodoviária, quebrada, suja, fedorenta...

(Pensei em argumentar que não havia turistas na acepção européia da palavras naquela rodoviária, e disse:)

-É um absurdo mesmo, e olha que já tá em reforma há um tempão...

-Pois é, e olha que reforminha mixuruca...tá tudo errado...

-Desse jeito vai demorar muito pra ficar pronto. Mas também isso fica assim porque não tem muitos turistas né, aí acaba que esse povo não fica com pressa pra arrumar direito.

-Tem sim. Olha só, se o cara vai pra Petrópolis tem que passar por aqui, ou então pra Búzio...se bem que não, Búzios já tem aeroporto internacional.

-...

- Mas olha só que lixo...tá tudo errado. (“Tudo errado” duas vezes é sinal que já vem...)

-...

- E esse Lula como pode. O povo burro, como pode eleger um presidente assim, um ignorante. É por isso né com esse povo também não dá pra fazer melhor, é impressionante. Eu tive esse dias no Acre e lá vi umas coisas que não dá nem pra acreditar. Um sujeito esfaqueou o outro na nossa frente por causa nada, esfaqueou como se furasse um saco de farinha, mas também depois o povo foi e cortou a perna do cara, e ele ficou lá, no chão agonizando...

-...

-Mas esse Lula... brincadeira viu. Vontade que dá é da gente pegar ele, raspar aquela barba e dar uma coça nele...

-O senhor é engenheiro? (era óbvio, mas perguntei)

-Engenheiro militar (que tipo de pessoa é essa?)

-Então você deve viajar muito né?

-Vou pra todo canto do país, ja viajei muito. Mas você sabe que tem uns lugares bem bacanas. Rondônia, por exemplo, é ótimo. Agora o Acre, meu amigo...

-...

-Mas na verdade são esses políticos todos, tudo corrupto, sabe... porque a gente não ta agüentando mais. Por mim a gente já tava na rua de novo. Pegar esses deputados safados, arrebentar esses caras... Nós tão pronto pra qualquer coisa, eu acho que tá demorando...

-Aham...

-Porque olha essa baixada fluminense, que desastre. Que merda. No meu tempo, isso aqui tinha comércio forte. Agora é só traficante... um absurdo.

-Pois é...

-Falta de vergonha, isso sim. Olha só eu tenho 41 anos. Entrei na escola militar em 86, com Figueiredo. Mas eu vivi minha infância com o Geisel...aquilo é que era bom, não tinha essa pouca vergonha. Vê só essas meninas aqui atrás. Meninas bonitinhas e tal, mas só falando palavrão, “porra”, “caralho”, vontade de ir lá e enfiar a mão nessas meninas, quebrar os dentes, e se chorar, mandar ainda engolir o choro.

-Isso é complicado né?

-Né nada, complicado é essas meninas ficarem falando essas merdas aí, e as mães de família ter que ficar ouvindo isso....isso é que é complicado.

- (coloco o meu fone de ouvido e finjo que vou dormir...)

- Ah não cara tá tudo errado hoje. Vê só, agora PM quer prender militar. Onde já se viu. PMzinho prendendo oficial fardado, naquela época não tinha isso não. Absurdo. Esse país ta piorando muito.

-...

-Mas o problema é que brasileiro é muito acomodado sabe. Tipo todo mundo agora só quer benefício de governo. Ninguém quer saber de trabalhar. Onde já se viu governo dá dinheiro pro povo. Ai vai e compra fogão, geladeira e nada de comida. Tinha que proibir. Falta disciplina.

- Disso vocês entendem né..

-Pois é. Veja bem, ta tudo muito acomodado, tinha que ter mais disciplina. É por isso que esse país ta assim, na merda. Ninguém tem disciplina.

-...

11 comments:

Unknown said...

Que coincidência, eu já encontrei com esse cara no ônibus também. Certeza! Ah, os bons tempos da Revolução... (ninguém avisou pra ele q chama golpe.)

Aqui, engenheiro militar é tipo expulso do inferno pelo próprio Coiso pra evitar concorrência, né não?
Muitos comentários, vou deixar alguns por fazer...

Locadora do Werneck said...

Eu acho um absurdo isso. Tinha que pegar esses militares e quebrar eles de porrada!!

Prós said...

Bicho, vc tinha que argumentar com o cara. Vc não pode encontrar um cara como esse no mundo e largá-lo pensando essa mesma coisa que ele pensava antes de encontrar com vc.

Vc como um cara culto, tem a obrigação moral de EDUCÁ-LO!! Temos que ser Sócrates de nossa sociedade, senão saíremos dela como entramos... e teremos sempre esses ignorantes falando merda por aí.

[]s!

Anonymous said...

Eu não tenho paciência. Esses tipos são teimosos demais pra mudar de visão e orgulhosos demais pra te ouvir.

A parte das "meninas" é que me encheu de raiva, mas desmascara esse tipo direitinho. Tradição, família e propriedade.

Julia Mesquita said...

nossa!

se até o barbi, que discute com pastor da praça sete, teve preguiça...

eu teria medo da morte no caso...

Anonymous said...

Acho que tem que pegar esses caras e cortar a perna deles e deixar lah agonizando. Furar eles igual saco de farinha. E sabe o que é o pior: Eu não to ironizando a fala dele. Me pego assustado comigo mesmo quando me defronto com esses casos. Eles fazem aflorr em mim um engenheiro militar adormecido.

Prós said...

Ô Fael, me responde uma coisa: essa galera aí que fala que quer escalpelar o sujeito ou ir às vias de fato ou estripá-lo... eles estão falando sério? Pra mim eles têm o mesmo tipo de filosofia do dito cujo.

Desejo ao meu pior inimigo apenas aquilo que desejaria a mim também: uma boa dose de educação pra fugir desse oceano de ignorância que anda espalhado por todo o lado.

Enfim, tô só querendo criar polêmica.

Vamos ficar de boa, galera! O cara é só um coitado-ignorante, ele não merece ser trucidado.

Rafa Pros said...

Olha só, eu fiquei com medo do cara de verdade. Como vc falou chico, talvez eu devesse ter conversado com ele, mas com certeza nao dormiria depois (rs).
Pensei muito na hora, mas o maximo q consegui falar foi um "isso é complicado", q foi reagido daquele jeito. É interessante q hora nenhuma isso foi uma "conversa" pq so ele falou e eu ouvi. Mas me lembrou muit o "Labirinto do fauno", vcs viram? pois é...
A galera ai ta zoando chico (eu acho, mas nao coloco a mao no fogo.) Mas acho q é muito otimismo acreditar q ele pensa assim pq ele nao sabe direito, ou pq é um ignorante. Ele nao é um militar de baixa patente, é um oficial com curso superior. nao acho q a exposicao racional iria adiantar alguma coisa, ate pq ele nao estava aberto ao dialogo...mas concordo q devia ter tentado conversar...

Prós said...

O labirinto do fauno é fino! Eu gradei!

Enfim, tem muito ignorante com curso superior por aí. (E, por outro lado, existe também gente esperta, interada e preocupada que não tem nem segundo grau.) A educação que falo não é a educação formal... não necessariamente. Inclusive, eu mesmo convivo com um monte de ignorante que tem doutorado, pós-doc e o caralho a quatro.

Não é curso nem "alta patente" que faz neguinho deixar de ser ignorante. O que faz isso é o contato e o interesse pelo conhecimento. Além disso, uma sensibilidade e um interesse por (pelo menos) tentar resolver essa merda na qual o mundo se encontra -- ao invés de olhar pro umbigo e querer só mais grana.

E acho que a exposição racional esclarece sim, sempre.

Anonymous said...

Não sei não, tenho a impressão que quanto maior a patente ou a escolaridade, mais difícil é pro cara parar pra pensar num argumento "socrático" que a gente possa usar. Colocar algumas pulgas atrás da orelha de pastor de praça 7 é mais fácil do que de um tipo desses aí. Acho que eu também dormiria. Falando sério, a religião vc pode derrubar porque há grandes falhas de lógica; a direitice não tem erro de lógica, mas falta de amor ou de sensibilidade. Acho que a razão não ia adiantar muito, não. Mas posso estar errado. []s! Rodrigo.

Rafa Pros said...

Bom, chico, então desacordamos em relação a isso, pois não acho q a exposição racional esclarece sempre, e nesse caso pq o sujeito não tem "o contato e o interesse pelo conhecimento". Mas em termos gerais acho q tem mais do q racionalidade na ignorancia.
Quanto a questao do pastor, acho que é bem parecido com esse sujeito, com a diferenca de q esse é mais violento, e se acha mais forte do q o pastor. Mas ambos sao movidos por uma certa fé nas coisas do mundo (o q todos somos, com a diferença do grau de confiança e fé nas nossas crenças..)