Sunday, May 25, 2008

Em Brasília são 21:55, e em Botafogo também.

Digito essas palavras no meu computador. Essa máquina que um dia foi de todos lá em casa e agora é só minha. Veio com o resto dos meus pertences. Agora cada um da família tem o seu computador lá em Belzonte, e esse, que fora de todos, agora é meu. Por patético que seja, fico feliz com isso, essa puta, que passou na mão de todo mundo, agora é só minha. Mas é estranho vê-la aqui, no rio, na minha casa nova, quando de fato me acostumei com ela no quarto da casa, agora, de minha mãe. Mas estou feliz com ele aqui me sinto mais em casa. Um dia pensei bestamente como para moi Led Zeppelin decorava qualquer ambiente transformando em casa. Em casa me sinto mais, ao ver textos, músicas, tirinhas vividas e sofridas no tempo da casa primeira.
Sei que vivo no rio já há 2 meses, quase 3. De belo horizonte ficou a certeza da amizade mais linda, e das pessoas bonitas que me carregam com elas. Adorei no sábado perambular com a elisa, dentro de um fusca verde e bonito dirigido por um sujeito maluco, que subitamente saiu do carro com ele em movimento. Queria eu ser cineasta. Mas o fato foi que a gasolinha havia acabado sem avisar, o motorista me abre a porta e sai correndo ao lado do carro. Dali não duvidaria mais de coisa alguma. Amei estar com a Elisa até o quase amanhecer, bebendo e bailando por aí. Ah, que falta sinto dos amigos e das amigas. É bom quando a gente vai entendendo que não entende muito o porquê dos amigos. Mas que é feliz com isso. Porque uns de repente somem e se tornam ainda mais importantes. Ou outros que vemos tão poucos, mas que não arredam do coração. Não dá pra entender mesmo. Não sinto falta dos amigos. Porque sinto mesmo que estamos ressonando em qualquer canto da vida e do mundo. Em qualquer lugar. Ah vontade de doida que me dá as vezes de abraçar todo mundo que amo. Voltei do rio com uma sensação boa e tranquila. Não vou ficar filosofando aqui sobre a amizade. Mas tenho preguiça de quem cobra a amizade, cobra o tempo, cobra uma hora. Amo meus amigos inclusive na preguiça que ocasionalmente tenho de todos.
Aqui em Botafogo, bairro que venho admirando, nem pelas buzinas ou pelas calçadas de 1 metro de largura. Apenas venho admirando.
Uma leitura sagaz sobre o bairro aqui embaixo que vi no blog do André Dahmer.

"Durante todos os anos que morei em Botafogo eu fui Botafogo. Sujo, decadente, obsceno, subversivo e mesmo assim com algum charme e impetuoso. Cada morador de Botafogo guarda em seu coração uma amargura. Alguns uma enorme, do tamanho de uma melancia que engole o coração, mastiga a auto-estima e cospe tudo em um prato da Tok&Stok com a cor da moda. Uma matilha de quase artistas, quase diretores de empresas, quase bem sucedidos que caminham pela praia imunda se perguntando por que não conseguem desfilar com o seu IPod pela Lagoa ou pela Vieira Souto. As duas coisas que ainda colocam um sorriso no rosto desses homens de pouca sorte é o fato de seu orgulho não permitir eles morarem no subúrbio e que não estão tão velhos para morarem em Copacabana. "

Viciado Carioca

7 comments:

Prós said...

Muito bão o esquema do computador e tbm odeio cobrança de amizade.

Enfim, aquele ambiente em que eu vivia tbm ficou muito mais parecido com o ap que moro hoje depois que preguei os rolling stones, os beatles, bob Marley, pink floyd, raphael, da vinci, darwin, gandhi e einstein nas paredes. Agora entro ali e sei que aquilo ali sou eu, moi-même. (Faltou só um pouco pra que eu tivesse comprado tbm um poster do Led Zeppelin, mas eu não tinha mais paredes... devia ter alugado um ap maior...)
[]s!

Unknown said...

O bom do amigo é isso: vc tem pra quem olhar qdo o absurdo se passa, bem na sua frente, e com quem lembrar, rir ou chorar junto, forever.

Julia Mesquita said...

e você baby é um quase [futuro] sucesso da academia brasileira [nem que seja a de futebol!]

beijocas,

Rafa Pros said...

É muito bom quando conseguimos nos sentir um pouco em casa em quase qualquer lugar né chico, imagino q isso pra vc que tem viajado tanto deve ser um pouco necessário.
Elisa achei muito doido a nossa gandaia jovem. hehe
E beibe, vc é que bomba demais. Quanto ao futebol, fiquei velho, é uma pena...sempre que eu via os jogadores de futebol, todos eram mais novos do que eu, agora ja nao tenho nenhuma ilusão quanto as possibilidades de minha carreira futebolistica..

Unknown said...

Oh, meu querido!!É bom demais alucinar visual sua figura e ter a surpresa de serem de verdade os cachinhos amarrados no final do corredor!! E, mesmo que o nosso lugar comum compartilhado teime em chamar: "Prós- Rj", sabemos em nosso coração que existem muito mais siglas e caminhos percorridos pela frente."Vamos de mãos dadas"...alucinando um pouquinho o "Big five" completo, até que outro carnaval aconteça.Muita ternura por ti e orgulho demais...

Unknown said...

"Percorridos pela frente"...
ok
nem vou consertar. beijo.

Rafa Pros said...

livia..
coisa linda viu, que bom te ver por aqui tb, ainda que não a veja..
e carnaval é todo ano,
trem bão é coisa boa, né?