Monday, March 03, 2008

Homenagem a Elisa: Astúcia Infantil ... NOT!



As vezes a gente se pega idealizando em que momento afinal despertou o genio da humanidade em nosso ser. Vamos lá atrás na história, tentando ver momentos de grandeza em ações da infancia. Essas coisas reforçam os mitos que sustentam uma certa imagem, mais ou menos grandiosa de cada um. Eu mesmo, quando neném, isso minha mãe é que conta, pois eu obviamente não me alembro, protagonizei uma ceninha bem memorável. Estava euzinho majestoso no meu berço a chupar bico. Minha mãe entrou no quarto para ver se tudo corria bem. Quando ela saía, eu subitamente levantei no berço, fiquei em pé, tirei o bico da boca e o ergui até o alto atirando-o com violencia para fora do berço, no chão. Nunca mais na minha vida pus um bico na boca a partir desse dia.
Convenhamos que é uma bela história né.

Mas tem outras também menos memoráveis. Na quinta série foi realizado um debate na sala de aula em forma de tribunal. As invenções humanas eram boas ou ruins? A evolução tecnológica melhorou ou piorou a humanidade? O bacana aqui pensava assim, há quase exatos 14 anos. Só lembrando, na época do texto o brasil era tricampeão mundial de futebol.

"Senhores Juízes e Senhores Jurados O homem dia após dia evolui, inventa obejtos, tira conclusões. Essa evolução não vem trazendo benefícios e sim, mortes, doenças, fome e miséria. Os carros são um dos principais inventos do homem que mais ocorre acidentes todo dia centenas de pessoas morrem envolvidas em acidentes de veículos. A arma de fogo também acaba com a vida de muitas pessoas. Todos os dois criados pelo homem, a vida na Terra vai ficar insuportável, assaltos, roubos e outros crimes por causa da influencia das pessoas. O homem destrói a natureza, cada dia que passa as árvores e os animais morrem por causa da poluição. As doenças, muitas doenças ocorrem por causa da alimentação, e a higiene das pessoas, elas tem que se conscientizar que todo mundo come muita 'bobagem' se comessem coisas mais nutritivas o indice de doenças diminuiria e muito. Rafael Prosdocimi Bacelar - 15-03-1994"

Genial. No inicio rola uma coisa meio marxista, a tecnologia acaba com homem blablabla. Depois , subitamente aparece o tiozão reaça falando que a vida vai ficar insuportável por causa dos assaltos. E termina com um sermão de mãe mandando os meninos não comerem 'bobagem' se alimentarem direito. Criança ouve tanta besteira né, que depois sai repetindo por aí.

Ps: O Brasil atualmente é pentacampeão mundial de futebol

10 comments:

Unknown said...

Ok, eu sei q foi o "NOT" q rendeu a homenagem, mas eu achei de uma profundidade e de uma poesia sem tamanho essa foto. Aí gostei muito do título, rsrs, brigada.

Me fez pensar tb em como a gente faz tudo pra agradar qdo é criança. Tipo esse seu texto, onde vc acabou com tudo q devia achar mais doido na sua vida de menino: carro, revólvi e comer porcaria. Depois de já ter jogado o bico fora uns anos antes.... A vida é dura.

Rafa Pros said...

Pois é genial né. Tipo se é pra ser sério, então é só ser tipo contrário ao que agente acha doido.
mas a história do bico é fodassa..é tipo o meu mar vermelho... a minha excalibur..

Julia Mesquita said...

clap clap clap!

ouvi dizer que temas íntimos fazem o blog bombar! =p


e isso de ser sério é só fingir que a gente não gosta de nada que a gente gosta [esconder os guilty pleasures!] é a mais pura verdade até hoje.

tipo "adoro ler!" pra mascar pseudoacadêmicas e "adoro maracatu" pra mascar pseudohippies!

mas enfim, eu sou uma entusiasta da mentira! mas mentira bem contada que a histérica aqui adora desfazer uns mitos!

Rafa Pros said...

Beibe, valeu aí pelos elogios.
Os temas intimos as vezes funcionam pq vem do coração né (isso deve ser letra de musica do rei..)

Mas essa sacada veio meio no processo. Minha intenção inicial em colocar esse texto era meio só pra expor o quanto eu era (passado) medíocre mesmo. :D

Prós said...

Era tri mas já estava prestes a ser tetra. Esqueceu de comentar sobre o ambientalismo (o homem matando as árvores e os animais), talvez vc tenha perdido essa veia ultimamente.

A foto é doida tbm! Gostei da frase inicial sobre "o despertar do gênio da humanidade". Enfim, sei lá.
[]s!

Locadora do Werneck said...

Tem coisa mais infantil do que querer ser adulto?

Toda criança quer ser adulto. Quer dirigir, morar sozinho, ficar acordado até tarde. Aí você vai pra faculdade fazer o curso que o seu pai mandou, e depois passa o resto da vida chorando "pô, bom mesmo era ser criança". Ridículo.

Eu me recusei a tudo isso e nunca me arrependi. Tudo bem que o meu Lego está meio empoeirado, e todos os meus Comandos em Ação perderam o dedão... mas eu nunca demiti ninguém, nunca investi na bolsa de valores, nunca cortei uma árvore, nunca entrei pro exército e nunca processei ninguém. E o mundo é um lugar melhor por causa disso.

Rafa Pros said...

Realmente chico, foi no ano do tetra né. Mas dá um toque de mais antigo ainda, pensar que era tri naquela época. Realmente, essa coisa de ambientalismo tava ali mesmo. Devia ser eco da eco 92, q tava logo ali.
A foto é genial, como disse a julia, o google é melhor que a gente. Escrevi "criança" em imagens, e depois de uma 4 paginas saiu aquela..foda.
É perna realmente eu perdi a criança q existe dentro de mim e estou procurando ainda. Não jogo mais video game, desde o SNES, não entendo a graça do playstation e meus comandos em ação estão empoeirado em algum canto sem iluminação da minha casa...

Locadora do Werneck said...

Queisso meu filho, Playstation é que é melhor que a gente. Você nunca jogou Guitar Hero, Simpsons Hit & Run, Burnout, Winning Eleven? Pobre alma desamparada!!

Rodrigo said...

não acho nem fudendo que querer ser adulto seja uma coisa infantil. Infantis são os adultos de hoje, comparados com os tempos históricos (pra quem é do sul/sudeste, ou europeu ou americano) ou com os adultos da Amazônia. O nível intelectual da espécie humana está encolhendo, assistam Idiocracy, é um filme horrível, mas profético...

PS: nem todo mundo tinha lego e comandos em ação.
PS2: a caixa de sabão onde ficavam guardados os cacos dos brinquedos era um brinquedo melhor que os originais... ou isso só pra quem cresceu em casa e longe da favela?
PS3: enquanto rolar urbanização crescente e as pessoas adoraaaaaarem as capitais, estamos fudidos.

Rodrigo said...

Playstation deve ser melhor que a gente também, mas o google vai crescer e vai virar o SkyNet (os robôs são outra história)